PISCICULTURA INTENSIVA SUSTENTÁVEL

Alta produção por área
Ideal para áreas com pouca disponibilidade hídrica
Economia de ração
Alta lucratividade
Uso contínuo e racional da água
Zero impacto ambiental
Rápido retorno sobre investimento
_edited.png)
...Em resumo, o sistema é pelo menos três vezes mais produtivo quando comparado ao cultivo em tanques escavados convencionais, utiliza 36% menos ração quando comparado a tanques rede e gasta consideravelmente menos energia elétrica quando comparado à sistemas de recirculação. Alta produção por área, acompanhado de baixa demanda hídrica, gerando adubo orgânico de forma gratuita e não causando nenhum impacto ambiental. Solução que se encaixa ao pequeno, médio e grande produtor.
_edited_e.png)
- Maximiliano Leonello Jr. - Criador do projeto "Piscicultura intensiva sustentável"

Piscicultura intensiva sustentável no município de Pedra Bela - SP

Destaque para a irregularidade no formato dos tanques garantindo melhor aproveitamento da área e maior produtividade.

Reaproveitamento de estruturas existentes. Antigos galpões de granja utilizados para recria - onde alevinos (1g) se tornam juvenis (40g).

Reaproveitamento de estruturas existentes. Antigos galpões de granja utilizados para recria - onde alevinos (1g) se tornam juvenis (40g).
O projeto piscicultura intensiva sustentável consiste na produção de organismos aquáticos em alta densidade. Utilizando tanques escavados revestidos com geomembrana, assegura-se a nula infiltração de água e maior sanidade aos animais.
Nosso projeto mais procurado. Já são mais de 28 unidades produtivas em funcionamento no sudeste brasileiro. Usando racionalmente a água, conseguimos tornar a atividade sustentável e compatível com propriedades de baixa disponibilidade hídrica. O sistema pode se adequar desde as pequenas chácaras até grandes fazendas. Temos clientes que possuem 4 tanques e outros empreendimentos com 80 tanques.
Na engorda da tilápia, principal espécie utilizada, nossos clientes conseguem produção média de 130 toneladas/ano por hectare de lâmina d'água, onde a maioria utiliza apenas poço artesiano como fonte de água.
O projeto é atrativo pelo sua alta rentabilidade. Podendo apresentar índice de lucratividade próximo à 40%, nossos clientes que conduzem o sistema conforme proposto estão satisfeitos com os resultados obtidos e retorno de capital entre 2 à 4 anos.

Tilápias procurando alimento antes do arraçoamento.

Piscicultura intensiva sustentável projetada para pequena propriedade.


Projeto estruturado com estufa para produção de juvenis, filtros rizosféricos para reuso da água, usina solar para fornecimento de energia.

Entre em contato para mais informações sobre o projeto.
Tanques em disposição adequada ao desnível do terreno. Produção acima de 10.000 Kg/mês.
Piscicultura intensiva sustentável, assim como outros sistemas de cultivos, possui características individuais. Como forma de suplementar oxigênio utilizamos especificamente aeradores mecânicos de pás. O uso desses equipamentos cria uma micro correnteza que, aliada à declividade acentuada do fundo do viveiro faz com que os resíduos sólidos, principalmente fezes de peixes (principal fonte de compostos nitrogenados - amônia, nitrito - tóxicos aos peixes portanto limitantes à produção) deslizem pela superfície lisa da geomembrana e se concentrem na região mais profunda do tanque, próxima à tubulação de saída de água. Por meio de descargas rápidas todo dejeto gerado é removido do sistema de maneira eficiente e barata.
Não permitindo o acúmulo de sólidos nos viveiros, conseguimos manter qualidade de água equilibrada mesmo em altas densidades de estocagem (8 à 15 Kg/m² para tilápias e 25 Kg/m² para clarias). O efluente é excelente fertilizante orgânico utilizado pelos nossos clientes em pomares, hortas e pastagens.
Outra característica do projeto é o cultivo em ambiente eutrofizado. Trabalhamos com alta concentração de algas clorofiladas nos tanques portanto, no caso de espécies filtradoras como a tilápia, configura excelente complemento alimentar. Em discordância com a literatura que nos sugere transparência de água próxima aos 30cm, trabalhamos na faixa de 15 à 20cm, conseguindo considerável economia de ração (obs: ração pode representar até 80% do custo de produção em piscicultura).
Em resumo, o sistema é pelo menos três vezes mais produtivo quando comparado ao cultivo em tanques escavados convencionais, utiliza 36% menos ração quando comparado a tanques rede e gasta consideravelmente menos energia elétrica quando comparado à sistemas de recirculação. Alta produção por área, acompanhado de baixa demanda hídrica, gerando adubo orgânico de forma gratuita e não causando nenhum impacto ambiental. Solução que se encaixa ao pequeno, médio e grande produtor.
.png)



